Como parte da península balcânica, a Bulgária guarda séculos de histórias para nos contar, mas ainda é um país pouco visitado por nós e com poucas informações escritas em português. Uma pena, porque os relatos que encontramos mostram um país tão interessante quanto seus vizinhos mais famosos: Grécia, Turquia, Romênia, Sérvia e Macedônia.
A Bulgária carrega algumas marcas da influência da antiga União Soviética, mas hoje o país faz parte da União Européia e quem já o visitou garante que essas marcas são memórias do passado e que o povo é muito solícito com o turista, possibilitando um roteiro bem interessante e diferente pelo Leste Europeu.
Importante lembrar que não precisa de visto para quem ficar na Bulgária por até 3 meses. Porém, haverá controle de passaporte na entrada e saída do país, já que eles não fazem parte do Área de Schengen.
Sófia, a capital, e Plovdiv são as cidades históricas mais visitadas. Entretanto, se tiver tempo, estenda seu roteiro para conhecer os importantes mosteiros de Rila e Bachkovo ou para aproveitar a cidade litorânea Nessebar.
A natureza também foi muito generosa com o país, visto que cenários montanhosos e praias de um mar azul intenso compõem suas lindas paisagens.
Enfim, vamos falar um pouco sobre o meu roteiro pelo país e algumas dicas para ajudar vocês a se organizarem.
Qual melhor Roteiro de viagem para Bulgária:
COMO CHEGARNão há vôos diretos do Brasil para a Bulgária. A opção mais viável é viajar até cidades alemãs, como Munique e Frankfurt, e de lá pegar um avião até a capital Sofía. A companhia aérea Lufthansa trabalha com essas alternativas.
ATRAÇÕES
Fundada há mais de 3 mil anos, a cidade antiga de Nessebar, a leste do país, na costa do Mar Negro, concentra ruínas datadas dos séculos 5 e 6. Vale observar os belos detalhes da Igreja de Santa Sofia, tombada como Patrimônio da Unesco junto com o resto do Centro Histórico.
Outro lugar tombado como Patrimônio da Unesco é o monastério Rila, localizado a 120 km de Sofía. A construção, repleta de colunas arqueadas, foi fundada na primeira metade do século 10, perto da caverna onde São João de Rila viveu jejuando e rezando. Hoje o lugar abriga as relíquias do santo, que é padroeiro da Bulgária e venerado pelas igrejas Ortodoxa e Católica Romana.
Em Veliko Tarnovo, a bela Fortaleza de Tsarevets impressiona com a vista que oferece da região. Datada do ano de 1185, ela serviu como refúgio contra as invasões decorridas durante o Segundo Império Búlgaro.
Em Plovdiv, o Teatro Romano encanta os visitantes, que se acomodam na arena para assistir a apresentações de teatro, dança e concertos. Sua construção é datada do século II e está entre as mais bem preservadas da Europa.
Já na capital Sofía, vale a pena visitar a emblemática Catedral de Alexandre Nevsky, um dos pontos turísticos mais importantes do país. A riqueza de detalhes da construção, erguida em estilo neobizantino, impressiona.
GASTRONOMIA
A culinária búlgara é muito diversificada. Não é difícil encontrar uma variedade considerável de pães e saladas pra acompanhar as refeições. O iogurte búlgaro é, inclusive, considerado por muitos como o melhor do mundo.
Um dos pratos que mais caracterizam o país é a banitsa – massa assada e recheada. Mas quando passar por aqui, também não deixe de provar os buhtas – bolinhos servidos com geleia ou mel.
Em Sofía, a síntese da gastronomia local está no Raketa Rakia Bar, com decoração e ambiente agradáveis. O Sunmoon, por outro lado, tem opções vegetarianas e uma boa carta de vinhos orgânicos. Se o desejo é provar receitas de outros países, tente o italiano Il Viaggio ou os indianos Taj Mahal e Kohinoor.
Já em Plovdiv, o Hemingway consagra-se como um dos melhores restaurantes da cidade. Se quiser ir de sobremesa, tente a Gelateria Afreddo, com diversas opções de sorvetes e bolos pra acompanhar um café.
PRAIAS
As praias da Bulgária, concentradas em um pedaço do Mar Negro, são conhecidas por suas águas cristalinas e trechos de areia fina e muito branca. Durante o verão europeu, turistas lotam a costa
Construído em 1879, o edifício da Assembleia Nacional, em Sofia, está entre as mais belas construções da cidade
Outras atrações de Sofia
Existem ainda diversas atrações a serem visitadas, como a Montanha Vitosha, a Boyana Village, Monastério de Dragalevtsi, alguns parques, o jardim botânico da Universidade de Sofia, entre outras.
Your reaction
React with gif
Share this post on social media